Será que meu negócio precisa de uma Agência de Marketing Digital? A necessidade de uma empresa se comunicar com os seus clientes sempre existiu, porém essa comunicação era “offline” com anúncios em TV, jornais, revistas e outdoors, por exemplo.
Depois que a internet invadiu e mudou nossas vidas para sempre, a comunicação também mudou e as empresas encontraram um novo jeito de se comunicar diretamente com o seu público alvo pelos meios digitais.
Vale ressaltar que o chamado Marketing Tradicional não “morreu”(apesar de mídias tradicionais como revistas e jornais perderem cada vez mais espaço) e suas técnicas precisam ser conhecidas e estudadas por todos que trabalham com Marketing Digital, pois ele é uma extensão e não um modelo à parte.
A vantagem do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional é a possibilidade de segmentar o público e depois mensurar os resultados de cada ação. Exemplo: quando você faz um anúncio em um jornal, ele “aparece” para todos e não tem como calcular quantas pessoas viram e quantas realizaram uma ação depois que visualizaram o anúncio. Já no Marketing Digital isso é possível!
Quando pensamos em Marketing Digital, logo nos vêm à cabeça as redes sociais, o email marketing, os blogs, os sites e os anúncios. Mas já adianto que essa parte é apenas o aspecto visível que serve para a comunicação de mensagens para impactar o público.
A Agência de Marketing Digital tem como foco a análise de resultados, que são medidos por números, métricas e indicadores.
O objetivo principal de uma Agência de marketing digital deve ser transformar o ambiente online em oportunidades de negócios, sabendo impactar o cliente certo, na hora certa e nos meios digitais certos.
As principais atribuições de uma agência digital são:
– Definir o público alvo, suas necessidades, dores e desejos;
– Criar conteúdos relevantes para o público alvo;
– Pesquisar, definir e utilizar palavras chaves para o tipo de negócio;
– Fortalecer a imagem da marca através do relacionamento com os clientes e conteúdos consistentes em blogs e redes sociais;
– Criar conteúdos que atraiam, explicam e vendam o produto ou serviço de forma assertiva (copywriting);
– Identificar o momento de compra do cliente (funil de vendas);
– Entregar conteúdos aos clientes sem incomodá-los, mas sim gerando desejo de compra;
– Mensurar e analisar visitas em determinados canais em um período de tempo;
– Identificar quais ferramentas e canais estão gerando mais conversões;
– Orientar os clientes sobre investimento e retorno em cada canal (ROI);
– Produzir e analisar relatórios de resultados de todas as ações do Marketing Digital.
Com o crescente avanço das redes sociais, o investimento em Marketing Digital possibilita a expansão do negócio com estratégias cada vez mais sofisticadas atingindo um público maior a cada dia.
Segundo relatório da BCG realizado em 2018 em parceria com o Google, as empresas que utilizam o Marketing Digital de forma estratégica aumentam sua receita em até 20%. Além disso, o Marketing Digital tem um enorme potencial de conversão, sendo que 73% dos internautas brasileiros pesquisam na internet antes de tomar uma decisão de compra.
Agora que você já conhece todos os motivos para contratar uma Agência de Marketing Digital, vamos conversar sobre estratégias para a sua empresa?